1. O FATOR POLITICO.
Pode ser uma das principais causas da reforma protestante mesmo que de uma forma indireta
As novas nações que estavam nascendo ao noroeste da Europa; eram contrarias .a ideá de uma igreja universal e que tivesse jurisdição sobre o estado;no caso de Inglaterra por exemplo o rompimento com a igreja de Roma se deu no caso de Henrique VIII divorciasse da sua primeira esposa ;Catarina de Aragon;dando inicio ao nascimento da igreja Anglicana.
2.FATOR MORAL.
Alguns estudiosos humanistas perceberam que as praticas imorais da Igreja Romana não estavam de acordo; com a Igreja Primitiva;estudos do Novo Testamento veio mostrar que a Igreja Romana tinha afastado-se dos princípios Bíblicos do Cristianismo .
A corrupção atingiu a todos os escalões da hierarquia eclesiástica: cobranças de indulgencias ;prostituição;assassinatos; corrupção ;etc. etc.etc. ;era pratica constante ficando assim demostrado que a igreja estava sumida no meio das trevas.
3.FATOR INTELECTUAL
Grécia clássica e na Itália. o humanismo da renascença as mentes desbotadas do humanismo não aceitaram mais os enganos da Igreja Romana e Cristãos mais esclarecidos puderam tirar o cristianismo da ignorância( o povo comum era proibido de ler a Bíblia)
4. FATOR ECONÔMICO
A Igreja Romana possuía grandes extensão de terras que eram cobiçadas pelos Reis ; Príncipes e plebeus a Igreja estava cada vez mais rica e o povo cada vez mais pobre .
Estes cuatro fatores levaram a que um monge chamado Martin Lutero no de 1517 ano da maior venda de indulgencias para a contruçaõ da basílica de São Pedro em Roma; um padre chamado Tetzel pregava que cada vez que cai uma moeda na bolsa do frade uma alma sai do purgatóriosuas ;indignado com isto Lutero resolveu protestar fixando na porta em Wittenbrg (Alemanha) dando inicio a Igreja Protestante.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário